Corregedoria de SP prende 8 policiais acusados de agredir e ameaçar jovem; agressões foram filmadas

Antes de ser levado à delegacia, Weslei foi agredido pelos agentes no meio da rua, depois ainda foi orientado a mentir sobre o motivo das lesões.

Um caso filmado clandestinamente tem chocado e revoltado moradores de São Paulo. Weslei da Fonseca Guimarães, de 27 anos, foi agredido por policiais militares e ainda afirma que foi ameaçado pelos oficiais para mentir sobre agressões.

A TV Globo divulgou uma reportagem onde Weslei fala sobre as agressões que sofreu. O rapaz alega que foi agredido e ameaçado para mentir para o delegado. Os policiais teriam mandado o jovem dizer que “caiu”.

A Corregedoria da PM determinou a prisão preventiva de 6 soldados, um tenente e um sargento, todos envolvidos na sessão de agressões. Toda a cena foi filmada por um aparelho celular de uma testemunha que não foi identificada.

Tudo aconteceu na madrugada do dia 13, em Jaçanã, Zona Norte de São Paulo, na Rua das Flores. O caso ainda está sendo investigado. O homem já estava imobilizado e rendido por policiais, mas continuou sendo injustamente agredido.

Weslei havia saído do trabalho e estava indo para a casa da namorada, quando a polícia chegou para dispersar um grupo de pessoas que estava na rua. Um tumulto foi causado e Weslei acabou sendo pego.

Nenhuma outra pessoa foi presa, mas antes de ser levado à delegacia, Weslei foi agredido pelos agentes no meio da rua. Depois ainda foi orientado a mentir sobre o motivo das lesões, sob ameaças.

O caso está sendo investigado pelo Ministério Público e também pela Corregedoria da PM. Dos 8 soldados presos, alguns são acusados diretamente pelas agressões enquanto outros são acusados por terem sido coniventes.

Weslei da Fonseca trabalha como pizzaiolo em um restaurante da região. O jovem afirma que tem medo de sofrer retaliações e que não tem conseguido dormir. O caso foi registrado como tortura e falso testemunho, depois de ter sido inicialmente registrado como desacato e resistência.

Os policiais envolvidos no caso afirmaram em um primeiro momento que teriam atendido uma ocorrência onde foram recebidos com pedradas e violência, mas a versão foi contrariada por testemunhas. Assista ao vídeo:

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.