Muitas pessoas acreditam que a chegada das vacinas contra a Covid-19 farão com que o mundo volte a ser como era antes da pandemia, mas especialistas já avisaram que não será bem assim, por exemplo, a população precisará continuar usando máscara por muito tempo.
E o alerta feito por um professor da Universidade de Oxford deixou o mundo em pânico, pois de acordo com o estudioso, o novo coronavírus poderá passar por mutações e com isso as vacinas que estão sendo desenvolvidas agora perderiam o efeito.
Caso esses imunizantes se tornem ineficazes contra a doença que assola o mundo, seria preciso manter o isolamento social até o desenvolvimento de uma nova vacina. A reportagem publicada pelo Daily Mail mostra que a solução para o problema está longe de ser definitiva.
Richard Moxon é um renomado professor e explicou que o novo coronavírus pode ‘mudar repentinamente o comportamento’ e passar até mesmo a ser mais severo, o que exigiria novos estudos, mais testes e isso tudo demandaria tempo até que uma outra vacina fosse disponibilizada para a população.
Para exemplificar, Richard Moxon citou a SARS-Cov-2 que já sofreu diversas mutações desde sua descoberta, mas felizmente nesse caso a vacina continua eficaz. As vacinas que estão sendo desenvolvidas para combater a Covid-19 ajudam o organismo a desenvolver os anticorpos, só que eles não conseguem reconhecer proteínas que passaram por mutações.
Ainda segundo o professor de Oxford, é preciso distribuir a vacina para o mundo todo e não apenas nos países mais ricos, para que a doença seja realmente combatida. Outra questão levantada por Richard Moxon é que a máscara precisa continuar sendo obrigatória em espaços públicos pelo menos até o fim do ano que vem, evitando assim que a pandemia ganhe força.