Segundo a nova pesquisa sobre o coronavírus publicada na revista científica Nature, uma das mais respeitadas em todo o mundo, as mulheres tendem a demonstrar uma resposta imunológica ao vírus mais eficiente que os homens.
O estudo foi desenvolvido por pesquisadores oriundos de várias nacionalidades vinculados a Universidade de Yale, nos Estados Unidos. O grupo analisado tinha 98 pacientes, em sua maioria com 60 anos, sendo composto por 51 mulheres e 47 homens.
O resultado da análise apontou que as mulheres, em média, desenvolvem menos casos graves da doença porque apresentam uma melhor resposta das células T. Essas são as células que incentivam a produção de anticorpos pelo organismo.
Além disso, pode-se concluir que os indivíduos do sexo masculino apresentam mais respostas inflamatórias das citocinas no organismo do que os do sexo feminino. A informação foi explicada pelo líder da pesquisa ao jornal Estadão, Akiko Iwasaki, que assina a análise juntamente de seu grupo de cientistas.
Os estudiosos também observaram que as citocinas dos pacientes com covid-19 estavam em maior número quando comparadas aos pacientes sem a doença. Da mesma forma, os homens infectados apresentavam pior quadro do que as mulheres infectadas.
Entretanto, vale lembrar que todos os dados clínicos do enfermo interferem na evolução do tratamento. Portanto, as fontes da pesquisa levam em conta a média dos números avaliados, o que não significa, por exemplo, que mulheres não devam se cuidar e se prevenir.