O Consórcio Nordeste, criado em 2019, anunciou ontem a iniciativa de comprar 39,6 milhões de doses da vacina contra a covid-19. A vacina escolhida é a russa Sputnik V, que já vem sendo usada por outros governos, como o da Argentina, por exemplo.
A informação foi confirmada por João Azêvedo, governador da Paraíba. Ainda de acordo com o governador, as vacinas seriam compradas com a intenção de inclusão ao Plano Nacional de Imunização. O acordo pode ser assinado ainda hoje.
Azevedo explica que o Consórcio já esta em contato com o Fundo Soberano Russo desde o ano passado, por intermedio de Rui Costa, governador da Bahia. A compra se tornou possível a partir da Lei nº534, de 2021.
O Brasil sofre com a falta de doses da vacina para atender uma larga escala. O país tem mais de 200 milhões de habitantes e ainda não atingiu nem sequer 5% de sua população. O governo federal tem reduzido a expectativa de doses a cada dia, o que preocupa.
No dia 6 de março, o governo federal esperava contar com 30 milhões de doses do Butantan e pela Oxford/Astrazeneca, mas agora o número atualizado já caiu para 22 a 25 milhões de doses.
Nesse sentido, o Consórcio Nordeste acredita que seja necessário esforços conjuntos para atingir um número maior de vacinas e de pessoas imunizadas. O Brasil bate recorde de mortes pela covid-19 e se aproxima da triste marca de 300 mil mortes.