Considerada uma ‘praga’, esta planta é medicinal e combate, bronquite, pneumonia, pedra nos rins, limpa o útero e trata as hemorróidas

Esta planta pode ser encontrada em todo o Brasil e pode estar crescendo no seu quintal.

O assa-peixe é uma planta versátil que pode ser usada para aliviar os sintomas de diversas doenças respiratórias e inflamatórias, além de ser rica em sais minerais. Sua ação anti-inflamatória e expectorante faz dela um verdadeiro aliado no combate a gripe e a bronquite, ajudando a aliviar a dor nas costas a tosse e a dor no peito.

O assa-peixe é uma planta selvagem que cresce muito bem mesmo em solos pobres em nutrientes. Sua capacidade de se espalhar rapidamente e com facilidade por vezes lhe confere o status de praga, apesar de suas propriedades medicinais.

Vernonia polysphaera é o nome científico do assa-peixe que pode ser encontrado naturalmente em terrenos baldios ou pastagens. É importante notificar que os tratamentos medicinais possibilitados pelo assa-peixe não devem substituir orientações médicas, sendo usados apenas como auxílio.

O assa-peixe age no combate a doenças respiratórias, como gripe, pneumonia e bronquite, pode ajudar a aliviar as dores causadas pelas hemorróidas, tem o potencial de tratar cálculo renal, promove a saúde do útero, evita úlceras, e é um analgésico muscular.

Para se fazer uso dos benefícios à saúde propiciados pelo assa-peixe pode se utilizar a raiz e as folhas da planta na forma de chá ou infusão É ainda possível fazer um banho de assento quando o objetivo é promover a saúde do útero.

Receita para o chá de assa peixe:

Ingredientes

  • 10 folhas de assa-peixe pequenas ou 5 grandes
  • 1 litro de água.

Ferva a água e coloque as folhas lavadas em infusão por pelo menos 10 minutos. Aguarde que o chá esfrie e depois é só tomar.

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.