Na Alemanha, foi registrado o seu primeiro caso de pessoa infectada pela varíola dos macacos. Foi informado nesta última sexta-feira, dia 20 de maio. O vírus foi detectado em um brasileiro de 26 anos de idade.
O brasileiro chegou na Alemanha após passar por uma viagem com origem em Portugal, ainda passando pela Espanha. Ela estava há uma semana em Munique, quando começou a apresentar os sintomas típicos da doença, as erupções cutâneas. Diante disso, ele se encontra isolado em uma clínica da região.
Ainda foi emitido um comunicado pelas autoridades da Europa e da América do Norte que tem se observado um aumento crescente de casos registrados de pessoas que estão com a varíola dos macacos. Com isso, se existe a preocupação de que a doença deixe de afetar apenas algumas regiões da África e esteja se espalhando pelo o mundo.
No momento, está sendo considerado o maior surto de varíola dos macacos na Europa. Já existem diversos casos confirmados na Itália, Reino Unido, Suécia e Espanha.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) está em contato com a maioria destes países para saber se realmente pode ser considerado um surto, visto a observação do aumento nos casos.
Uma grande parte ou possivelmente todos os casos estão afetando homens. Até o momento, se aconselha procurar uma unidade de saúde assim que notar os sintomas, principalmente, homens que tiveram relações sexuais com outros homens.