Caracterizado por problemas de circulação sanguínea no cérebro, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode levar a morte ou deixar as vítimas com sequelas graves. O problema é uma das principais causas de morte no Brasil atualmente.
Existem dois tipos de AVC, hemorrágico e isquêmico, e os números são assustadores. Apenas nos 4 primeiros meses de 2022, segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), foram confirmadas as mortes de 35.127 vítimas de AVC.
O estilo de vida e hábitos adotados ao longo da vida podem influenciar esse cenário. Alguns hábitos podem ajudar a reduzir as chances de sofrer um AVC:
1. Evitar o cigarro: Já é comprovado que a nicotina e o monóxido de carbono, presentes na fumaça do cigarro, podem prejudicar a circulação sanguínea e, consequentemente, gerar maiores riscos de AVC.
2. Atenção a pressão arterial: A “pressão alta” é um grande vilão quando o assunto é AVC. A doença influencia diretamente e aumenta os riscos de desenvolver o problema, então é importante estar atento. Pessoas com histórico familiar, ou que demonstrem sinais da doença, precisam de acompanhamento médico para manter a pressão sob controle;
3. Cuidar do peso: A obesidade é um fator de risco conhecido também do AVC, porque esta ligada a prejuízos à circulação. Por isso, é importante estar atento.
4. Alimentação saudável: como em muitos outros casos, a alimentação sempre ocupa um papel fundamental. Tudo que se come é absorvido pelo corpo,