Um caso praticamente inacreditável foi registrado na publicação científica The Journal of Emergency Medicine. Um homem, de 34 anos, precisou ser levado às pressas para o pronto socorro após ter uma reação alérgica violenta ao ar frio.
A identidade do sujeito não foi revelada, mas o caso aconteceu no Colorado, Estados Unidos. De acordo com a publicação, ele foi encontrado por familiares que estranharam sua demora no banho. Inconsciente, ele estava caído no chão do banheiro com o corpo completamente coberto de urticária.
Assustada, a família correu com o paciente para o hospital. Felizmente, tudo terminou bem e a vítima se recuperou completamente depois de receber auxílio para respirar, com doses de epinefrina e adrenalina. O caso intrigou a comunidade científica.
A reação alérgica foi causada pelo choque de temperatura, já que ele tomou banho quente e a temperatura do ar naquele dia estava baixa. Ao chega no hospital, o sujeito estava com a pressão perigosamente baixa, suando bastante e com baixa frequência cardíaca.
As alergias ao frio não são tão raras, mas geralmente são registradas em sintomas e manifestações leves. A maioria das pessoas que tem esse tipo de condição apresenta simples feridas na pele ou erupções que se curam sozinhas ao longo de algumas horas.
Neste caso, no entanto, se não tivesse sido rapidamente socorrido pela família, o homem poderia ter sofrido graves sequelas pela falta de oxigenação e poderia até mesmo correr sério risco de vida, com sinais vitais baixíssimos registrados no hospital.