Coceira na pele pode ser o sintoma de uma doença grave e você JAMAIS deve ignorar

Nem sempre a coceira é alérgica ou tem causa dermatológica.

A coceira na pele geralmente é algo normal que se ignora até que passe. Ela é mais comumente causada por alergias, picadas de inseto e infecções na pele, mas pode ter outras causas mais sérias, por isso, é importante ficar atento.

Quando a coceira não vai embora, se espalha por todo o corpo e não apresenta causas como as citadas acima, é possível que você esteja sofrendo de uma condição perigosa que tem origem no fígado.

A Colangite Biliar Primária é uma doença rara do fígado que causa coceira generalizada, ou seja, por todo o corpo, e este é só o começo, pois se ela não for devidamente tratada, pode se agravar e evoluir para uma cirrose.

Esta doença é autoimune, e isto significa que o sistema imunológico do paciente começa a atacar progressivamente os tecidos do próprio corpo, neste caso o fígado. A Colangite Biliar Primária faz com que ocorra uma inflamação e destruição dos canais biliares do fígado.

Não se sabe ao certo a razão pela qual acontecem as doenças autoimunes, mas fatores como infecção bacteriana, infecção viral e alguns fatores ambientais podem estar por trás do surgimento destas doenças.

O principal sintoma da Colangite Biliar Primária é mesmo a coceira como foi citado anteriormente, mas caso a doença passe despercebida e se agrave, ela apresenta alguns outros sintomas como:

  • Cansaço excessivo;
  • Secura nos olhos e na boca;
  • Dor nas articulações e músculos;
  • Inchaço nos membros inferiores;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Diarreia.

Caso você apresente estes sintomas acima procure um médico.

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.