O cisto no cérebro é um tipo de tumor que geralmente é benigno. Ele pode surgir por diversas razões e se apresentar em vários tipos diferentes sendo que em seu interior podem estar líquidos, sangue, ar ou tecidos. Este cisto pode também aparecer no nascimento ou se desenvolver com o passar dos anos.
Normalmente o cisto no cérebro não apresenta muitos sintomas, sendo que na maioria das vezes ele é descoberto após um exame que forneça uma imagem do interior do cérebro, como é o caso da tomografia computadorizada.
Tipos de cisto no cérebro
Como dito anteriormente, os cistos no cérebro vêm em diversos tipos, sendo eles:
Cisto aracnóide: é um cisto congênito, que se manifesta desde o nascimento. Este cisto se forma a partir do acúmulo de líquido entre as membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal.
Cisto epidermóide e dermoide: Preenchido com células cerebrais, estes tipos de cisto se formam também no desenvolvimento uterino, ou seja, antes do nascimento.
Cisto colóide: No cérebro existem ventrículos cerebrais, onde se produz o líquido que envolve o cérebro. O cisto colóide se forma nestes ventrículos e pode causar dores de cabeça e no corpo.
Cisto Pineal: Este tipo de cisto se apresenta na glândula pineal, que é uma glândula responsável pela produção de hormônios como a melatonina e a serotonina.
Quando um cisto cerebral se torna muito grande, ou dependendo de onde ele se forma, ele pode causar alguns sintomas, que são:
- Dor de cabeça;
- Crises convulsivas;
- Tontura;
- Náuseas ou vômitos;
- Alterações do sono;
- Perda da força;
- Desequilíbrio;
- Alterações da visão;
- Confusão mental.