Pelo menos duas cidades do estado da Bahia relataram terremotos e os cientistas agora tentam entender a causa dos incidente. Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, e a cidade de Amargosa, Recôncavo Baiano, registraram os tremores.
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte estão monitorando a região e agora avaliam as possíveis causas. Felizmente, ninguém se feriu. A população, no entanto, foi capaz de sentir o tremor diretamente no solo.
Moradores de outras cidades do estado também relataram ter sentido o abalo. Em Salvador, o terremoto foi notado de maneira mais explícita. Outras instituições de todo o Brasil também registraram o fenômeno, o qual pode ser monitorado através dos equipamentos específicos.
Apesar de não serem comuns, outros tremores já foram registrados algumas vezes no Brasil. Em 2008, por exemplo, um terremoto de 5,2 em magnitude foi notado em cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Ha cerca de 8 dias, outra cidade do Recôncavo, São Félix, também viveu essa experiência, com um terremoto de 1,6 em magnitude. Moradores de Cachoeiras puderam sentir o tremor na terra.
Em julho, no litoral sul do estado os pesquisadores relataram um abalo de magnitude 3,5. O fenômeno foi observado na cidade de Ilhéus e também foi registrado por pesquisadores da UFRN. Os cientistas seguem monitorando a região em busca de novas informações.
De acordo com informações do G1, não houve feridos ou desabamentos.
https://twitter.com/MathSTN/status/1300050403371909123