Cientista revela origem da covid-19 após extensa pesquisa; suspeitas são confirmadas

Suas descobertas estão repercutindo mundo afora nos últimos dias.

Michael Worobey é um médico virologista, vinculado a Universidade do Arizona, e responsável por um dos mais extensos estudos sobre a origem da covid-19 já publicados até hoje. Suas descobertas estão repercutindo mundo afora nos últimos dias.

Ainda em 2020, Worobey foi um dos vários virologistas norte-americanos a defender um estudo sobre a origem da covid-19, quando houve uma suspeita de que o vírus pudesse ter sido vazado de laboratórios chineses. Cientistas cobravam investigações sobre uma possível criação criminosa do vírus por parte da China.

No entanto, em seu próprio estudo, Worobey afasta essa suspeita e garante que o vírus surgiu de forma natural, em animais. O artigo foi publicado na respeitada revista “Science” e mostra o passo a passo da doença e como ela surgiu em animais.

Acontece que, por um bom tempo, pensou-se que o primeiro caso da doença havia sido de um homem sem contato com o mercado de animais da cidade de Wuhan. No entanto, o estudo revelou que a paciente zero da doença, na verdade, era uma vendedora do mercado.

No artigo, Worobey alega que o estudo “fornece fortes evidências em favor da origem da pandemia em um mercado de animais vivos”. Isso significa, em poucas palavras, que o vírus surgiu de forma natural e sem interferência humana.

Em seu artigo, o pesquisador também rebate as principais críticas a tese de um surgimento natural do vírus. O artigo é bastante extenso e traz dados que podem encerrar a discussão sobre o surgimento do vírus.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.