Ciclone Yakecan: autoridades contabilizam danos, mais de 200 mil famílias estão sem luz

Rio Grande do Sul recebeu o maior contato do ciclone.

A passagem do ciclone Yakecane pelo sul do Brasil já começa a ter seus estragos calculados. O fenômeno vinha sendo monitorado por especialistas, que já alertavam sobre os graves riscos de danos e interrupções de serviços como abastecimento de luz e água.

De acordo com os especialistas, eram esperados ventos tão fortes quanto de furacões. Esses ventos causaram grande estrago, em diversas cidades principalmente do estado do Rio Grande do Sul, mas também foi sentido em algumas regiões de Santa Catarinas.

Segundo levantamento preliminar, mais de 220 mil residências ficaram sem luz. Os fortes vento derrubaram árvores e postes de energia, causando danos em fiações de diversos bairros. Não há previsão para que todos os danos sejam consertados.

As administradoras de energia elétrica, RGA e CEEE Equatorial, confirmaram danos no fornecimento. A RGA pediu a população para que não tente fazer consertos improvisados por conta própria e aguarde a chegada de funcionários.

O apelo, no entanto, veio acompanhado de um comunicado que confirma a falta de prazo para que os problemas sejam resolvidos. Em nota, as empresas afirmaram que os casos serão resolvidos, mas que os prazos variam, de acordo com a complexidade de cada dano.

Apesar do pior já ter passado, o ciclone ainda pode causar mais estragos pelo sul brasileiro. Até o momento nenhuma morte foi informada, mas as autoridades chamam a atenção para os cuidados a serem tomados pela população, para evitar acidentes.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.