Nesta última segunda, dia 16 de maio, autoridades meteorológicas e a defesa civil dos estados do Sul do Brasil estão alertando para os riscos da chegada do ciclone Yakecan. O ciclone deve chegar nesta terça, dia 17 de maio, na costa do Rio Grande do Sul.
Espera-se ventos muito fortes e intensos na região. De acordo com especialistas, as rajadas de vento podem chegar a 100 km/h causando sérios riscos às populações das regiões atingidas.
As regiões mais impactadas pela chegada deste ciclone serão as cidades mas próximas ao litoral. E para diminuir os riscos, universidades e escolas de diversas cidades decidiram suspender todas as atividades nesta terça e quarta.
O governo do estado do Rio Grande do Sul decidiu suspender as aulas em 23 cidades e diversas prefeituras seguiram as orientações e também suspenderam as aulas da rede municipal de ensino.
Já as escola da rede priva de ensino estão atentas às orientações da Defesa Civil. Nas cidades que são consideradas de alto risco, a Defesa Civil já recomendou a suspensão das atividades.
Diversas universidades de Porto Alegre já suspenderam as aulas que aconteceriam na noite desta terça.
A Defesa Civil segue monitorando as regiões mais críticas do estado e continua fazendo alertas à população para se manterem em casa durante o período em que o ciclone estará atingindo a região.
De acordo os institutos de meteorologia, além dos fortes ventos há a possibilidade de problemas nas rodovias e grande impacto nas lavouras da região.