A situação de desespero enfrentada por moradores do sul da Bahia chegou ao conhecimento público por um movimento online muito influenciado pela mobilização de famosos. Pessoas como Whindersson Nunes, Juliette e Felipe Neto tem feito um esforço de chamar a atenção pública para a situação.
A região enfrenta uma tragédia sem precedentes recentes, em função dos efeitos de um ciclone tropica. 24 cidades estão em estado de emergência ou calamidade pública, com milhares de pessoas desalojadas e danos estruturais graves pelas ruas.
Assim como em outras situações de desespero, como o caso da falta de oxigênio em Manaus, diversos famosos tem se mobilizado com doações e mobilizações pela internet. Formadores de opinião como Anitta, Gil do Vigor e Whindersson Nunes se manifestaram.
https://twitter.com/felipeneto/status/1469152099351023624
Fazendo isso nesse momento, orçando helicópteros pra garantir que as doações cheguem, já chega!! Tamo junto nessa! https://t.co/aqUYeYHSrF
— Whindersson (@whindersson) December 10, 2021
Gente o que está acontecendo na bahia, eu ainda não entendi, tô preocupada, tem algo que a gente possa fazer? Vi o Whindersson falando mas não sei se tem algo que possa fazer pra ajudar
— Viih Tube 🎬 (@viihtube) December 10, 2021
Gente acabei de ver um lance da Bahia. Como posso ajudar?
— Anitta (@Anitta) December 10, 2021
Ajude nas cidades para doar alimentos, colchões, roupas, remédios e água potável por pix:
📍Nova Alegria: 73 991725720 ( Júlia Cristina dos Santos Pereira)
📍 Itamaraju: 34552987000179 (CNPJ – Miguel Xavier)
📍 Jucuruçu: 73981365156 (Aiala Figueredo) 73982179346 (Camila Reis)— GIL DO VIGOR (@GilDoVigor) December 10, 2021
Também pelas redes sociais, diversos anônimos trabalham para ajudar famílias. Enquanto os governos fazem avaliação de danos para entender a extensão dos estragos, a população procura se ajudar de forma mais prática.
Centenas de pessoas perderam suas casas e tiveram que abandonar suas residências apenas com a roupa do corpo. Em todas as cidades, a população se organiza para receber doações e ajuda de todo o tipo.
Segundo especialistas, a chuva na região só deve cessar no domingo. Até lá, são esperadas novas pancadas de chuva. Vídeos circulam nas redes sociais e mostram o desespero das pessoas. Os números oficiais ainda não foram divulgados, o governo do estado afirma que a água precisa baixar para que possam ser contabilizados os danos.