Eduardo Leite, governador do RS, está sendo alvo de um processo movido por Chico Buarque. O músico acusa o político de ter usado sua imagem e produção artística de forma irregular nas redes sociais.
João Tancredo, advogado do artista, explica que a ação se sustenta no fato de que o governador usou não apenas o nome de Chico Buarque, como sua obra, de forma não autorizada e para fins políticos.
“As pessoas usam a sua imagem ou fazem ofensas em decorrência disso e acham que vai ficar tudo bem. E não pode ser assim. Isso tem consequências. Você quer usar uma marca de alguém sem autorização, vai ter consequência“, declarou ao G1. No processo, o artista exige a retirada do vídeo do ar e o pagamento de multa.
Leite publicou, nas vésperas do dia 7, um vídeo em que comparava Chico Buarque e Sérgio Reis. Na peça, o governador traçava uma comparação entre os artistas (um defensor do presidente Bolsonaro, o outro crítico).
https://twitter.com/EduardoLeite_/status/1434261615537491969
No vídeo, Leite comparava os artistas como uma metáfora ao momento de dicotomia política. Se apresentando como um representante do “centro”, Leite defendia um Brasil de “união”.
Apesar da mensagem supostamente positiva sobre o dia 7 de setembro, o governador vai ter que explicar o uso do nome e trabalho de Chico Buarque. Leite não se manifestou sobre o processo.
Há poucas semanas, Leite chamou a atenção ao se assumir LGBT e se tornar o primeiro governador abertamente homossexual do Rio Grande do Sul.