Chegou a hora de ver o cometa Neowise nos céus brasileiros

O cometa Neowise só voltará a aparecer por céus do hemisfério sul, provavelmente, daqui a mais de seis mil anos

Chegou a hora dos brasileiros presenciarem um lindo show nos céus. De terça-feira (21) até quinta-feira (30), o cometa Neowise passará pelo território nacional mostrando como a astronomia é incrível. Vale muito a pena chamar uma boa companhia para se deslumbrar em conjunto com imagens para guardar na memória.

Então, fica a dica: até a próxima semana, depois das 18h30, no início da noite, observe o céu no horizonte, no sentido noroeste.

Procure um lugar o mais escuro possível. Pode ser que as luzes artificiais das cidades grandes sejam um empecilho.

Se puder estar em um local alto, melhor ainda. Não há garantias de que seja possível ver o cometa a olho nú, isso dependerá de diversos fatores. Então, se conseguir um binóculo, perfeito! Também é preciso torcer para que a meteorologia dê boas notícias: sem chuvas ou nuvens.

Todo esse cuidado para apreciar tal espetáculo que demora tanto tempo a se apresentar nos céus brasileiros. Os últimos cometas vistos por aqui foram em 1997 e 2007. O Neowise é um cometa muito brilhante, porém está perdendo sua força.

Por isso, procure vê-lo logo desde o primeiro dia previsto. A cada noite passada, a visão será menos evidente.

Outra informação que servirá de motivação é que o cometa Neowise só voltará a aparecer por céus do hemisfério sul, provavelmente, daqui a mais de seis mil anos. Então, o momento de aproveitar a oportunidade de vê-lo é agora.

Escrito por

VANESSA B

Escreve de tudo um pouco: notícias do dia, curiosidades, ciências... basta ter um bom café pra animar a prosa.