Quando a temperatura cai, é comum que as cobertas e moletons sejam resgatados do guarda-roupa; junto delas, chá quente, leite quente, sopas… Toda estratégia para manter o frio longe é bem-vinda.
Mas você já pensou no seu bichinho de estimação? Para muitos deles, as temperaturas mais frias podem ser um problema. Mesmo tendo pelo e alguma tolerância ao frio, muitas vezes é preciso estar atento e tomar alguns cuidados.
Uma das principais dicas é diminuir a frequência de banhos e, se possível, evita-los. Se for realmente necessário molhar o animal, faça isso com água morna e depois seque o seu amiguinho completamente.
Para descobrir se o cão ou gato esta com frio, você pode fazer um exame rápido de toque. Orelhas, almofadinhas das patas e focinho são áreas sensíveis; se estiverem geladas, então o seu animalzinho esta com frio. Além disso, cães e gatos podem tremer quando estão com frio e procurarem áreas mais quentes, diminuindo a atividade física também.
A melhor forma de proteger o seu bichinho do frio é proporcionando uma caminha ou casinha, bem protegida. Se você pode comprar alguma pronta, ótimo; mas se não, fique tranquilo!
Caixas de papelão são excelentes isolantes térmicos e existem de vários tamanhos. Encontre uma do tamanho ideal (você pode conseguir em lojas e mercados, por exemplo), forre com algum pano que tiver em casa e já esta pronto! Se o seu cão ou gatinho gostar, roupinhas também podem ajudar.