Elza Soares faleceu na tarde de ontem, aos 91 anos. A notícia pegou a todos de surpresa porque, apesar da idade avançada, Elza vinha se mantendo ativa e não apresentava nenhuma condição de saúde que causasse maior preocupação.
Segundo nota oficial, a cantora faleceu em casa em decorrência de causas naturais. A informação trouxe alguns questionamentos para algumas pessoas. Afinal de contas, o que significa dizer que alguém morreu por causas naturais?
O neurocirurgião Fernando Gomes esclarece um pouco do que isso significa. Ao quadro “Correspondente Médico”, Gomes declarou o seguinte:
Temos um prazo de validade. Quando a gente fala em causas naturais, falamos que não foi um trauma ou uma doença. Naturalmente você entende que é natural que o organismo pode deixar de funcionar de forma adequada. São acontecimentos considerados aceitáveis dada a idade da pessoa
O corpo humano possui uma regra natural, que se aplica a absolutamente todos nós: nascer, crescer, se desenvolver, amadurecer e morrer. Ninguém esta isento da morte, mas ela pode acontecer por diversos fatores.
No caso da cantora, o que se entende é que Elza não sofreu nenhum acidente, nem desenvolveu alguma doença, que possa ter sido responsável pela morte. O que pode ter acontecido é algum falência de órgãos, ou órgão vital, de forma natural.
A família é quem detém maiores informações sobre o assunto e pode ou não divulga-los. Mas a morte por causas naturais é um termo aceito e usado na medicina.