Dois casos de sarampo foram registrados no Estado de São Paulo. As estatísticas são preocupantes já que o sarampo deveria ser uma doença com 100% de vacinação no Brasil. Um dos casos foi registrado em São Paulo, e o outro, em São Vicente, na região litoral.
Até o momento a idade dos infectados não foi revelada. A Secretaria Municipal de Saúde informou que outros 24 casos estão sendo analisados.
Também foi confirmado que os casos registrados foram contraídos aqui no próprio território brasileiro, ou seja, não foram contraídos em território internacional.
“Isso significa que o vírus está entre nós, e se a aderência à cobertura vacinal não melhorar, os casos podem aumentar rapidamente”, disse Melissa Valentini, infectologista e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O sarampo é uma doença causada por um vírus e tem alta transmissão, já que se pega pelo o ar. A enfermidade é uma das principais causas de mortalidade entre crianças.
Os casos confirmados preocupam todo o Brasil devido ao vírus ter uma transmissão extremamente alta. Sendo assim, é essencial que o calendário de vacinação de 95% de todos do país esteja em dia em relação ao sarampo.
Ainda foi apontado pelos profissionais de saúde que um risco de ter um novo surto se torna maior devido às restrições mais brandas em relação a COVID-19 e com mais pessoas viajando. Todo o cuidado é pouco.