No fim da tarde desta terça-feira (19), um casal de cuidadores de 19 e 21 anos, foram presos em flagrante após um bebê de três meses dá entrada em estado grave.
De acordo com os agentes de segurança da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), efetuaram a prisão na cidade de Caçador, localizada no interior do estado de Santa Catarina.
O casal suspeito das agressões levou o bebê até uma unidade de saúde de Caçador, a criança entrou na emergência do hospital com várias lesões pelo corpo e em parada cardiorrespiratória.
Fabiano Locatelli, delegado responsável pelo caso afirmou que o estado de saúde do bebê é muito grave, que a criança precisou ser intubada e transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva em uma unidade de saúde na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina.
Um laudo pericial elaborado por um médico legista a pedido da Polícia Civil, mostra a existência de lesões cerebrais e corporais, que são indicações que a criança foi submetida a prática de “shaken baby”, conhecida como a síndrome do bebê sacudido.
A síndrome do bebê sacudido ocorre quando um adulto chacoalha a criança de forma bastante agressiva o que provoca danos cerebrais.
O casal era responsável por cuidar da criança enquanto a mãe trabalhava, eles eram pagos mensalmente para ficar a cargo do bebê. A mãe da menina é de origem venezuelana.
O casal teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva pela Justiça.