A polícia resgatou no último sábado (30) um menino, de apenas 11 anos, que era torturado pelo pai pelos últimos 7 anos. O menino era privado de comida e acesso ao banheiro, sendo mantido preso em um barril, acorrentado e exposto ao tempo.
A descoberta só foi possível porque vizinhos fizeram a denúncia a polícia, depois de sentir a falta da criança, que não era vista por cerca de um mês. O caso é assustador, mas outra informação também choca: o menino já era acompanhado por CAPS e Conselho Tutelar há um ano.
O conselho tutelar teve conhecimento do caso depois de denúncias feitas por vizinhos. A criança passou a ser acompanhada, mas os órgãos falharam em observar que o menino era alvo de maus-tratos e tomar providências.
O Ministério Público já sinalizou que vai abrir investigação para apurar possíveis falhas na ação dos órgãos, que vai levar em conta também o Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A pergunta agora é quanto esses órgãos sabiam.
O Conselho Tutelar se adiantou e informou que vai abrir investigação interna para determinar se houve falha no acompanhamento do caso. O processo todo vai correr em segredo de Justiça, pela preservação da criança.
O menino esta internado em um hospital da região onde é tratado contra desnutrição severa. De acordo com informações do G1, o menino agora esta sob tutela de uma tia, que o acompanha no hospital.