Cantora e compositora com mais de 500 músicas e diversos sucessos: quem foi Rita de Cássia que faleceu após fibrose pulmonar

Nesta terça-feira, dia 3 de janeiro, morreu a cantora Rita de Cássia, aos 54 anos de idade. Ela faleceu em um hospital particular, localizado em Fortaleza, após ter sofrido uma fibrose pulmonar. E afinal, quem era ela?

Rita foi uma cantora cearense, natural da região de Alto Santo. Ela foi considerada uma das maiores compositoras de forró do país, se destacando por suas canções.

Ao longo de sua carreira, ela gravou mais de 500 composições, muitas sendo gravadas por outros artistas famosos, como Aviões do Forró, Frank Aguiar e Mastruz com Leite. Algumas das músicas de Rita que fizeram muito sucessão são ‘Meu Vaqueiro, Meu Peão’ e ‘Jeito de Amar’.

Sua primeira composição foi gravada em meados de 1992 e recebeu o nome de ‘Brilho da Lua’, sendo interpretada pela cantora Eliane. Em uma homenagem, ela relembrou o primeiro contato que teve com a famosa.

“Ritinha passou a tarde na minha casa com o seu violão apresentando seus sucessos para mim e meu amado pai Zé Lima”, expôs Eliane, após o falecimento de Rita ter sido confirmado.

Eliane gravou diversas músicas de Rita de Cássia.

Várias de suas composições estouraram, sendo cantadas por muitos artistas famosos.

Como cantora, ela gravou doze álbuns ao lado de seu irmão, Redondo, e a banda Som do Norte, tendo uma parceria que durou mais de vinte e cinco anos. Em seus últimos momentos, ela se encontrava em carreira solo.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.