A candidíase masculina é uma infecção genital que ocorre quando há a proliferação exacerbada de fungos do gênero Candida sp. na região do pênis. Ela também pode afetar outras partes do corpo como a boca, o espaço entre os dedos do pé e a virilha.
Os fungos do gênero Candida sp. ocorrem naturalmente na região genital de homens e mulheres, porém em razão de alguma alteração sistêmica, geralmente no sistema imunológico, este fungo se prolifera mais que o normal configurando assim a candidíase.
A Candidíase não é considerada uma dst, pois ocorre sem ser necessário o contato sexual. Entretanto existe a possibilidade da transmissão da doença através do contato sexual, então se você ou seu(sua) parceiro(a) contraírem a candidíase é importante fazer o uso de preservativo.
A candidíase pode ser facilmente eliminada com tratamentos à base de pomadas tópicas. É importante consultar um médico para conseguir o diagnóstico e a prescrição correta de medicações.
Para que o tratamento funcione é preciso seguir a recomendação médica rigorosamente. Além de cremes e pomadas, o tratamento pode envolver medicações por via oral.
Quem se trata contra a candidíase não se torna imune à doença por isso é preciso que se tenha bons hábitos de saúde da região genital, pois é a única forma garantida de se prevenir a candidíase.
Confira a seguir os principais sintomas da candidíase masculina. Estes sintomas acometem principalmente o pênis mas podem ser percebidos em outras áreas como a virilha e o saco escrotal:
- Dor e vermelhidão local.
- Aparecimento de placas avermelhadas e/ou esbranquiçadas no pênis.
- Ressecamento da pele.
- Presença de secreção esbranquiçada.
- Sensação de queimação ao urinar.
- Coceira local.