A Agência Nacional de Vigilância recebeu recentemente os dados referentes aos testes da vacina BNT162b2, que vem sendo desenvolvida pelo laboratório Pfizer. O anúncio foi feito pelo laboratório norte-americano.
No momento, no entanto, ainda não está em jogo a liberação da vacina no Brasil. Esse estágio apenas mostra que o laboratório pretende entrar com pedido para liberação, então compartilha dados do estágio de testes para favorecer o próximo passo.
Atualmente o Ministério da Saúde trata a Pfizer como uma das cinco possíveis vacinas a serem negociadas no futuro. Apesar disso, ainda não existem detalhes sobre um possível acordo entre o Governo Federal e o laboratório.
Em território brasileiro, a Pfizer realizou testes com 2,9 mil voluntários. Com o envio dos dados, a empresa deixa claro que pretende trazer a vacina para o Brasil. É claro que ainda existem diversas etapas a serem cumpridas, mas a movimentação gera expectativa.
A Anvisa colocou em prática um processo de avaliação especial para os laboratórios que desenvolvem vacinas contra a Covid-19. O processo de “avalição contínua” permite que os laboratórios enviem os dados aos poucos, por etapas.
Em geral, a Anvisa exige que as empresas enviem os documentos de uma só vez, mas devido a pandemia, a Agência mudou um pouco os protocolos, já que a liberação de uma vacina é considerada fundamental para o combate a pandemia. De acordo com dados da Pfizer, a vacina tem 95% de eficácia.