O câncer de rim é considerado pela medicina como um tipo de câncer silencioso e muito agressivo, segundo uma pesquisa realizada pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer), anualmente cerca de 6 mil casos são diagnosticados no Brasil.
Em todo o mundo o câncer de rim representa cerca de 3% dos casos de câncer diagnosticados anualmente.
Por não dar sinais ou apresentar sintomas logo que a doença se instala no rim, o diagnóstico geralmente é tardio o que pode impedir que o paciente tenha maiores chances de cura.
Os rins são órgãos de suma importância para o bom funcionamento do organismo, localizados na região inferior das costas, são considerados como os filtros do corpo pois auxiliam na eliminação de diversas toxinas que podem ser nocivas a saúde através da urina.
Uma das principais características do câncer de rim é justamente a demora para que ele passe a se manifestar, ele pode se manter silencioso por muitos anos e quando os sintomas aparecem, ele já está em estado avançado e pode levar o paciente a morte em poucos meses.
Por isso é de suma importância realizar exames de rotina pelo menos uma vez por ano. Veja nesta lista abaixo quais são os sinais de que há algo de errado com os seu rim e que você nunca deve ignorar:
- Hematúria (Sangue na urina sem dor pra urinar);
- Caroço ou inchaço no abdômen;
- Hipertensão;
- Falta de apetite e aumento da sede;
- Sensação de cansaço e fadiga;
- Dor nas laterais do corpo ou nas costas, logo abaixo das costelas;
- Sudorese noturna;
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Policitemia (aumento da quantidade de sangue no corpo);
- Edema lateral.
Ao persistir qualquer desses sintomas acima procure um médico para ter um diagnóstico correto da sua saúde.