De acordo com informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer no fígado é o sexto que mais causou mortes de homens no Brasil no ano de 2020. Em relação às mulheres, se tratou do sétimo.
Esse tipo de câncer é um tumor maligno que se origina nas células dos fígados. Geralmente, ele costuma se tornar bastante agressivo.
O câncer no fígado pode causar alguns sintomas, que geralmente costumam aparecer, nos estágios mais avançados, como dor no abdômen, enjoo, emagrecimento, perda de apetite e olhos amarelados.
Fatores de risco
Pessoas que possuem gordura no fígado
Cirrose hepática
Anabolizantes
Tratamento
O tratamento costuma ser realizado através de cirurgia e quimioterapia, dependendo do caso e da gravidade. As chances de cura ainda são maiores quando o câncer é descoberto de forma precoce.
Quando já não é mais possível alcançar a cura do fígado, o tempo que os médicos costumam dar a vida é de 5 anos, porém, esse tempo pode variar de acordo com o caso do paciente.
Esses são os primeiros sinais que indicam que uma pessoa pode ter câncer no fígado:
Dor na barriga
Inchaço na barriga
Perda de peso
Perda do apetite
Cansaço
Pele e olhos amarelados
Prevenção
Não é recomendado que a pessoa consuma muito álcool. Além disso, é essencial que ela mantenha uma alimentação saudável, além de beber a quantidade recomendada de água diariamente para o seu organismo.