O câncer no fígado é uma doença rara que pode aparecer em pessoas de todas as faixas etárias e gêneros. Ela costuma ser de dois tipos: metastático, quando começa em outros órgãos e chega até o fígado, ou primária, quando se inicia diretamente nesse órgão.
Assim como a maioria das doenças, o câncer no fígado também costuma apresentar sinais. Em parte dos casos, os sintomas ocorrem apenas quando o tumor já está em fase terminal, mas existem ocasiões em que podem surgir ainda no início.
Para deixar claro, abaixo estão alguns dos sinais principais de câncer no fígado que não devem ser ignorados casos persistam:
- Perda inexplicável de peso.
- Falta de apetite.
- Sensação de plenitude após uma refeição leve.
- Dor abdominal.
- Inchaço ou acúmulo de líquido no abdome.
- Coceira.
- Febre.
- Veias da barriga dilatadas e visíveis através da pele.
Contudo, vale ressaltar que o surgimento destes sintomas não implicam dizer que quem os possui está necessariamente com câncer. Para ter certeza, é preciso ir ao médico, pois este irá indicar os exames a serem feitos a fim de descobrir do que se tratam os sintomas.
Também é importante frisar a necessidade de realizar, ao menos anualmente, um checkup completo para saber como está a saúde, afinal, é importante detectar qualquer tipo de doença a tempo para evitar uma descoberta tardia.
Em grande parte dos casos, o câncer pode ser contido se o tratamento for iniciado rapidamente, sem deixar que o quadro se agrave.