O mundo dos famosos está de luto, foi confirmada a morte da cantora e atriz Olivia Newton-John que aconteceu nesta última segunda-feira (8), ao 73 anos.
Olivia Newton-John, ficou mundialmente conhecida por seu talento como cantora e atriz. Seu maior sucesso no cinema foi no filme “Grease – Nos Tempos da Brilhantina” (1978), onde brilhou ao lado do ator Jonh Travolta.
Embora a causa da morte de Olivia Newton-John não tenha sido revelada por sua família, a atriz foi diagnosticada com câncer de mama, após realizar o tratamento a doença entrou em remissão. Entretanto, em 2013 e 2017 o câncer retornou e entrou em metástase.
Quando o câncer entra em metástase a enfermidade se espalha por outros órgãos do organismo e provoca várias mutações que fazem com que as células percam o controle e não conseguem mais remover ou matar.
“As células do tumor acumulam alterações genéticas que trazem vantagens de crescimento e invasão, tornando-se mais agressivas. E essa agressividade acaba resultando em uma maior invasão de tecidos e de órgãos, o que se traduz no surgimento de metástases”, afirmou Leandro Machado Colli, mestre da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Ainda de acordo com Leandro Machado, quando o tumor e/ou câncer entra na fase de metástase ele se torna mais agressivo, pois a célula cancerígena se torna mais resistente e os tratamentos mais invasivos.
- Principais câncer de mama:
- Inchaço de uma parte ou de todo o câncer de mama;
- Irritação de uma parte da mama;
- Nódulo endurecido;
- Dor na mama ou no mamilo;
- Inversão do mamilo;
- Vermelhidão na pele;
- Secreção pelos mamilos;
- Linfonodos aumentados.
Tratamentos para câncer de mama metastático:
Com o avanço da medicina várias terapias estão disponíveis, entre os principais tratamentos está a quimioterapia, entre outras medicações. Contudo, para cada caso existe um tipo de tratamento que pode ser diferenciado dependendo inclusive do estágio do câncer.