O câncer de mama é uma doença que afeta tanto homens quanto mulheres. Embora seja raro que este tipo de câncer se manifeste entre aqueles que fazem parte do público masculino, o risco existe e homens também precisam ficar atentos aos sinais.
De todos os casos de câncer de mama registrados, apenas um por cento acontece em homens, enquanto este tipo da doença é o mais comum entre as mulheres.
O câncer é uma doença ligada à divisão celular e acontece quando as células do corpo se dividem de forma descontrolada. Todas as células do organismo precisam se dividir para dar origem a tecido novo.
O processo de divisão celular causa desgastes na célula, bem como outros processos naturais, que com o passar do tempo vão envelhecendo as células. Depois de um determinado número de divisões a célula é marcada pelo corpo para morrer, em um processo conhecido como apoptose.
Células cancerígenas ignoram os sinais do corpo e começam a se dividir e se multiplicar descontroladamente, dando origem aos tumores, que se não tratados a tempo, podem se espalhar pelo corpo.
Os sintomas do câncer de mama são:
- Surgimento de um caroço próximo ao mamilo;
- Retração do mamilo;
- Dor unilateral na mama;
- Secreção pelo mamilo.
O aparecimento de um caroço na mama masculina pode se tratar de ginecomastia, que é um aumento benigno no volume da mama. Em todo o caso, é importante buscar ajuda médica para que seja feito o diagnóstico adequado.