O câncer é uma doença que pode se desenvolver em diversos tecidos do organismo, incluindo a língua. O câncer de língua é um tipo raro da doença e é agrupado na categoria de câncer de cabeça e pescoço.
Dependendo de que parte da língua este câncer afeta, seja a parte superior ou inferior da língua, os sintomas são diferentes e a forma de tratamento da doença também difere.
O principal sintoma do câncer de língua são manchas que podem ser de coloração vermelha ou branca e são de forma geral doloridas. Elas também não apresentam melhora ou regressão com o passar do tempo.
A lista dos sintomas de câncer de língua inclui os seguintes:
- Dor constante na língua que não melhora;
- Aparecimento de manchas vermelhas ou brancas na língua e na boca, que podem apresentar dor.
- Dificuldade para engolir e para mastigar;
- Mau hálito;
- Sangramento na língua que se evidencia na mastigação;
- Dormência na boca;
- Surgimento de um caroço na língua que não desaparece ao longo do tempo.
O câncer é uma doença que surge a partir de células mutadas do organismo que se dividem sem controle dando origem a tumores. Todas as células do nosso organismo precisam se dividir para a geração de tecido novo.
Após se dividir um determinado número de vezes as células do organismo se tornam velhas e desgastadas, tanto pelo processo de divisão quanto pelos processos normais que uma célula exerce.
Quando as células se tornam muito velhas elas são marcadas para morrer pelo organismo. Algumas células por alguma razão, seja um fator externo como o contato com substâncias cancerígenas ou por erros na replicação do DNA, sofrem mutações e se recusam a morrer. Elas passam então a se dividir descontroladamente dando origem ao câncer.