O Instituto Butantan deu um importante passo na busca pela vacina contra a Chikungunya. A vacina vem sendo desenvolvida pelos últimos anos e agora deve passar por sua primeira fase de testes no Brasil.
O Butantan procura voluntários com idades entre 12 e 17 anos para realizar a nova etapa. Os testes serão realizados nas cidades de Laranjeiras (SE), Recife (PE), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), Boa Vista (RR), Belo Horizonte (MG), São José do Rio Preto (SP) e São Paulo (SP).
Para participar do estudo, será necessário apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais. A pesquisa possui centros de referência nas cidades mencionadas e alguns dados serão solicitados aos voluntários.
Os adolescentes passarão por uma triagem antes de serem habilitados a participar, que inclui: exames laboratoriais, exame físico e também análise do histórico médico. Aprovados, poderão receber a dose teste da vacina.
Antes, os estudos de fase 1 à 3 foram realizados nos Estados Unidos, com voluntários com idade superior a 18 anos. A vacina apresentou resultados taxas de proteção e segurança superiores a 98%, um valor impressionante.
Um dos envolvidos na pesquisa defende que a nova rodada de testes pode ser suficiente para alcançar dados necessários para submeter a vacina à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) .
“O registro concedido pela Anvisa já poderá contemplar a população adolescente no momento da aprovação”, explicou Eolo Morandi. Caso seja aprovada, a vacina pode também ser submetida a análise para ser incorporada ao SUS.