Falar sobre polícia é algo sempre muito delicado porque qualquer crítica direcionada ao uniforme pode ser confundida como uma “defesa de bandido”, o que geralmente não é o caso. Casos de violência envolvendo policiais tem se multiplicado, mas isso é reflexo da tecnologia, não significa que não existia 10 anos atrás.
O caso que tem chamado atenção nas redes sociais agora envolve um jovem entregador de 19 anos. O rapaz trabalhava sem habilitação quando foi abordado pela polícia e teve voz de prisão, mas a maneira como os agentes o tratam é perturbadora.
Vídeos feitos por testemunhas mostram um grupo de mais de 5 policiais, que claramente tinham a situação sob controle. Ainda assim, dois agentes desmaiam o jovem antes de colocá-lo na viatura. O primeiro ajoelha sobre o peito do entregador, que se debate até desmaiar. Depois, outro agente aplica um mata-leão, que novamente deixa o jovem desacordado.
Os agentes envolvidos na ação afirmam que usaram força proporcional já que o jovem tentou fugir do local, embora as imagens não mostrem isso. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que já analisa o caso e afastou os policiais das ruas.
O caso aconteceu por volta das 17h da tarde de domingo, dia 21. As cenas foram filmadas por moradores que manifestaram desaprovação a ação policial. O garoto foi jogado na viatura, ainda desacordado, e levado para a delegacia antes do pronto-socorro.
Assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=7GUO5Yxhtjc
Guilherme Silva Guedes
A polícia de São Paulo lida ainda com uma suspeita de homicídio com envolvimento de um sargento da PM. O menino Guilherme, de apenas 15 anos, foi encontrado sem vida com dois tiros na cabeça e sinais de agressão pelo corpo.
Guilherme foi sequestrado por dois homens na frente da casa da sua avó, em Americanópolis. O garoto foi levado em um carro e seu corpo foi encontrado horas depois. A polícia acredita que o carro pertença ao filho do sargento Adriano Fernandes de Campos. O veículo do filho do sargento foi apreendido para perícia. Campos é suspeito de envolvimento no caso.