Bruna Marquezine esta no olho do furacão após participar de uma festa de Halloween e escolher uma fantasia polêmica. A jovem atriz se fantasiou de “enfermeira sexy”, mas foi massacrada pela escolha da roupa e logo se manifestou.
A atriz foi criticada por contribuir para a sexualização de uma profissão, o que ganhou ainda mais força depois que o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) se manifestou oficialmente, repudiando a escolha da roupa.
Em nota, o Órgão destaca que esse tipo de episódio contribui para uma imagem fetichizada da profissão, o que por sua vez contribui para a manutenção de uma estrutura sexista. “Fantasias de enfermeira desvalorizam o profissionalismo da Enfermagem“, diz a nota.
A nota do órgão foi motivada pela escolha da atriz, que é uma formadora de opinião entre jovens, mas se estendeu para falar sobre esse tipo de ação em outros momentos, como carnaval. A nota ainda destaca que a mesma situação já foi enfrentada antes, quando Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães apareceram também vestidas de enfermeira em contexto sexualizado.
Ver essa foto no Instagram
A nota fez o barulho que tinha que fazer e gerou repercussão, chegando ao conhecimento da atriz. Bruna usou suas redes sociais para comentar a repercussão negativa do uso da fantasia e se retratou, mas também chamou a atenção para o que chamou de “verdadeiro cerne da sexualização e erotização das mulheres em qualquer uma das profissões”. Em seu comunicado, Bruna também prestou solidariedade a profissionais da enfermagem.