Brumadinho: Justiça de Minas aplica duro castigo e Vale terá que pagar valor milionário por cada trabalhador morto

Desastre ambiental ainda gera consequências.

Há três anos atrás, o Brasil assistia em choque ao rompimento da barragem em Brumadinho. Uma das maiores tragédias ambientais do país, o rompimento da barragem matou 131 trabalhadores e ainda atingiu outras dezenas de pessoas.

Ao longo dos últimos 3 anos, a Vale foi alvo de processos ambientais e também por parte das pessoas que foram desalojadas. Agora, a Justiça de Minas condenou a empresa a indenizar também todos os trabalhadores mortos na tragédia.

A decisão aplicou um multa de R$1 milhão para cada um dos 131 trabalhadores que perderam suas vidas durante o rompimento. Essa é uma decisão que não depende das indenizações pagas até aqui, ou seja, o valor a ser pago é integral.

A Vale, ao longo dos últimos três anos, já sofreu condenações para pagamento de indenizações as famílias. O novo processo se aplica sobre o chamado “dano-morte” que deverá ser pago aos dependentes de cada profissional morto. Esta nova indenização se difere das demais porque é paga em nome da vítima fatal, e não em nome dos dependentes afetados.

A decisão acatou um processo movido pelo Sindicato Metabase de Brumadinho, que agora espera o pagamento dos valores. “Esperamos que a empresa não tente atrasar o pagamento com medidas protelatórias, o que aumentaria ainda mais o terrível sofrimento já causado pela Vale”, declarou o advogado Maximiliano Garcez.

Brumadinho é, até hoje, um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.