Com o avanço da vacinação contra a covid-19, o Brasil tem assistido os casos de gripe dispararem. Uma das possíveis explicações é que as pessoas se apressaram em tomar a vacina contra a covid-19, mas se esqueceram da vacina contra a gripe.
Além disso, como é sabido, a vacina contra a gripe atual é eficaz apenas contra a cepa H1N1. No entanto, os casos de maior ocorrência neste momento são os casos de H3N2, a cepa chamada “Darwin”. Com isso, ainda não existe imunidade de rebanho contra a nova cepa.
Felizmente, o Instituto Butantan está adiantado neste cenário. A previsão é de que, entre fevereiro e março de 2022, a nova vacina já esteja disponível. A nova vacina vai ser eficaz contra a nova cepa da gripe, que tem causado surtos em todo o país.
No ano de 2021, o Butantan recebeu o importante selo de qualidade da OMS (Organização Mundial da Saúde), que atesta a segurança e qualidade do produto e também de todo o processo de produção. O Butantan é fundamental para o país e é o maior fornecedor para o PNI (Programa Nacional de Imunizações).
O sistema de vacinação contra a influenza é anual e isso acontece por causa das mutações do vírus. Além disso, a vacina não cria uma “memória a longo prazo”, o que significa que a imunidade da vacina se perde ao decorrer do tempo e precisa ser reforçada.