O vírus da varíola dos macacos já chegou na América do Sul. E no momento, no Brasil, está sendo investigado quatro casos suspeitos de terem contraído a doença. O quarto caso é um paciente de 16 anos, que mora na região da Bolívia, mas se encontra isolado no Mato Grosso do Sul. Ele apresenta os sinais típicos da doença.
E apesar de ainda existirem investigações sobre possíveis casos no Brasil, não aconteceu nenhuma confirmação. Além deste caso suspeito na região Centro-Oeste do país, ainda existem casos possíveis no Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, e uma no Nordeste, na região do Ceará.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, cerca de 23 países já confirmaram casos referente ao vírus da varíola dos macacos. Além disso, já existem mais de 300 casos espalhados ao redor do mundo.
Em relação ao caso do Ceará, se trata de um homem que apresenta os sintomas típicos da doença: dor, fadiga e febre. Em Santa Catarina, se trata de uma mulher que está com as típicas erupções na pele. E no Rio Grande do Sul, se trata de um viajante que chegou de Portugal.
Os países na Europa são os que mais relatam casos de varíola dos macacos.
A contaminação pela doença não é fácil, sendo necessário um contato extremo e direto com um animal que esteja infectado ou com algum objeto utilizado por uma pessoa doente.