Brasil entra na lista de países que deverão receber doação de vacinas dos EUA

Ao todo, o país prometeu doar 80 milhões de doses das vacinas..

Os Estados Unidos seguem em sua missão de distribuir as vacinas estocadas em seu território. Ao todo, o país prometeu doar 80 milhões de doses das vacinas para países subdesenvolvidos. Agora, o Brasil foi anunciado como parte da lista.

O país possui um amplo estoque de vacinas da AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson. Conforme se aproxima da meta de vacinação em massa, o país se prepara para distribuir o considerado excedente.

Ainda não se sabe quando essas vacinas deverão ser entregues ou qual países fazem parte da lista, mas acredita-se que os EUA vão priorizar parceiros e aliados regionais, bem como membros do consórcio covax, liderado pela OMS.

Nas Américas, do Sul e Central, os países a receber devem ser: República Dominicana, Comunidade do Caribe, Haiti, Panamá, Honduras, El Salvador, Guatemala, Bolívia, Paraguai, Equador, Peru, Costa Rica, Colômbia, Argentina e Brasil.

Na Ásia: Ilhas do Pacífico, Taiwan, Papua Nova Guinea, Laos, Tailândia, Indonésia, Vietnã, Filipinas, Malásia, Ilhas Maldivas, Afeganistão, Sri Lanka, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Índia. Já na Africa, a OMS deverá atuar em parceria com a frente União Africana.

“Não estamos compartilhando estas doses para receber favores ou concessões (…) Estamos compartilhando para salvar vidas e guiar o mundo em direção ao fim da pandemia”, afirmou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

A informação é positiva, mas a América do Sul receberá um primeiro lote de 5 milhões de dose, o que significa um número baixo de vacinas para cada país.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.