Brasil chega a 250 mil mortos e caminha para um colapso na saúde por causa da Covid-19

Em meio à falta de vacinas e com novas variantes, país tem ritmo acelerado de transmissão.

Nesta última quarta-feira (24), o Brasil ultrapassou a marca de 250 mil óbitos causados pela pandemia da Covid-19.

De acordo com as informações do portal ‘G1’, a pandemia da Covid-19 continua avançando, especialistas em saúde afirmam que o ritmo acelerado de transmissão e de mortes se deve a falta de medidas mais restritivas e de isolamento social para contenção da disseminação do vírus, principalmente após o surgimento de novas variantes.

Vale ressaltar que o Brasil atingiu a marca de 200 mil mortos no último dia 7 de janeiro e bateu a marca de 250 mil em apenas 48 dias.

Neste cenário se medidas sérias não forem tomadas, o país deve atingir 300 mil mortes ainda no próximo mês de maio.

A média móvel de mortes no Brasil está acima de 1 mil óbitos por dia desde o último dia 22 de dezembro de 2020.

Domingo Alves, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) fez a seguinte afirmação:

“A falta de informação dá a entender que com a chegada da vacina nós temos um viés de salvação, mas tudo indica que o processo vai ter um efeito só no final do ano. Até lá o cenário vai piorar, e isso é um cenário real. Os dados que estão se apresentando mostram isso. E as nossas medidas que estão sendo tomadas são, volto a dizer, de enxugar gelo”, disse Alves.

Infelizmente a pandemia da Covid-19 está longe de ser controlada, por isso é preciso que cada cidadão faça a sua parte, use máscara, álcool em gel e se possível fique em casa.

Situação em Santa Catarina é crítica

O Secretário de saúde de Santa Catarina, André Motta, afirmou ao ‘G1’, que o estado está a beira de um colapso na saúde por causa do aumento de casos da pandemia da Covid-19.

Ele enviou um alerta e um pedido para os prefeitos de todo o estado para que medidas de restrições sejam tomadas para diminuir a circulação de pessoas.

Na última terça-feira (22), o governo do estado de Santa Catarina identificou a possibilidade eminente de falta de medicamentos para intubação (Kit Intubação), os estoques já estão findando em muitos hospitais, diante deste cenário foi enviado ao Ministério da Saúde um pedido de ajuda.

 

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.