Nas últimas semanas houve um grande aumento de casos confirmados da Covid-19.
De acordo com a Fiocruz houve um aumento considerável em quatro estados, Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Nas redes de laboratórios particulares e em farmácias o número de testes positivos para a Covid-19, acendeu um alerta que levou os epidemiologistas a ressaltar uma nova onda da doença no país.
Junto com a percepção do aumento de casos, uma nova variante do coronavírus acabou sendo identificada a BQ.1, no Rio de Janeiro.
A BQ.1 já havia sido identificada no último mês de outubro no estado do Amazonas, o que reforça a possibilidade da variante já estar circulando nos mais diversos locais no país.
De acordo com um especialista, esta nova variante tem um escape maior da proteção das vacinas, contudo, a imunização ainda tem mostrado ser bastante eficaz impedindo casos mais graves.
Como se proteger da BQ.1?
Você pode tomar cinco medidas para diminuir consideravelmente o risco de infecção da Covid-19, confira:
1 – Vacinação em dia
Manter a vacinação em dia é uma das maneiras mais eficazes para impedir a infecção da Covid-19 e de suas variantes, para isso é preciso tomar todas as doses de reforço.
2 – Usar máscaras em lugares fechados
Embora na maioria das cidades brasileiras o uso de máscara já deixou de ser obrigatório.
Contudo, diante desta nova realidade, com uma nova variante em circulação e aumento de casos é aconselhável que se use a máscara em locais fechados, como por exemplo, sala de aula, lojas, shoppings, escritórios, transporte público e shows.
3 – Fique atento aos sintomas
Estar atendo aos sintomas mais comuns da Covid-19:
- Febre ou calafrios;
- Tosse;
- Dificuldade para respirar;
- Fadiga;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça;
- Perda de olfato e paladar;
- Dor de garganta;
- Náusea;
- Diarreia;
- Nariz entupido.
4 – Realizar o teste
Caso esteja com um ou mais sintomas da Covid-19, faça o teste o mais rápido possível e busque ajuda médica antes que o quadro se agrave.
5 – Isolamento
Caso o teste seja positivo o correto é se manter em isolamento conforme orientação médica.