Quase dois anos depois do rompimento da barragem que causou uma tragédia em Brumadinho, Minas Gerais, os bombeiros encontraram uma parte de corpo humano. Ainda não foram confirmadas maiores informações sobre a descoberta.
A tragédia, além de um imenso dano ambiental, também causou a morte de 259 pessoas. 11 delas ainda são consideradas desaparecidas. Dezenas de vítimas perderam suas casas e atualmente ainda lutam para ter uma nova moradia.
Atualmente, as buscas na região contam com a atuação de 59 agentes militares e apoio de 128 máquinas. O corpo encontrado ainda não foi confirmado como sendo de uma das 11 vítimas desaparecidas.
As buscas tiveram início imediatamente após a tragédia e seguem até hoje. Em março deste ano, houve uma interrupção dos trabalhos por conta da pandemia da Covid-19, mas as buscas voltaram a ser feitas em agosto.
A tragédia de Brumadinho é considerado um dos maiores desastres ambientais do Brasil. Anos antes, outra barragem, em Mariana, rompeu e causou 19 mortes, além de outro grande dano ambiental.
A tragédia, também em Minas Gerais, teve repercussão em outros estados. As águas do Rio Doce foram contaminadas pela lama do minério da barragem da Samarco. A lama também se alastrou e chegou ao Espírito Santo. Moradores do estado que foram atingidos pela tragédia só começaram a ser indenizados no último mês.
Em Brumadinho, algumas famílias também esperam indenizações. A descoberta é considerada importante e pode reduzir para 10 o número de desaparecidos.