Nickelodeon, Disney, Cartoon e outras grandes emissoras de conteúdo infantil tem sido cada vez mais intensas nas campanhas de conscientização e contra manifestações de preconceito. As ações não são isentas de críticas, no entanto.
Recentemente, as produções para o público infantil tem recebido cada vez mais atenção no sentido de inclusão e diversidade. A Disney se viu em meio de polêmica, por exemplo, ao escolher Halle Bailey, uma atriz negra, como sereia Ariel, tradicionalmente retratada como branca e ruiva.
Outros exemplos incluem a adição de personagens abertamente LGBTs em suas produções. Apesar disso, a verdade é que muitos personagens ao longo da história das emissoras já foram construídos nessa direção e ninguém se deu conta.
No filme “O Espanta Tubarões”, por exemplo, lançado em 2004, o personagem “Lenny” é um tubarão que se “tranveste” de golfinho para fugir do regime matador da própria família e assumir a personalidade delicada que possui.
Ninguém nunca falou abertamente sobre a orientação sexual ou a identidade de gênero de Lenny, mas era bastante claro que a proposta do personagem era retratar pessoas que não se sentiam confortáveis para ser quem realmente são e que precisavam fingir algo.
Com a mudança dos tempos, as produtoras estão se sentindo cada vez mais livres para retratar seus personagens e quem se beneficia disso são personagens antigos, conhecidos do público, que também “saem do armário”.
Bob Esponja é um desses personagens. O calça-quadrada é uma esponja que cai no mar e se transforma em um ser marinho. Seus melhores amigos são uma esquilo, uma estrela-marinha, uma lula e um siri.
Muita gente sempre especulou a sexualidade de Bob Esponja. O desenho foi ao ar pela primeira vez em 1999 e não acabou mais. Mas a confirmação de que o calça-quadrada é, de fato, LGBT veio apenas 21 anos depois.
A nickelodeon planeja uma programação especial para a celebração do Orgulho LGBT e Bob Esponja foi adicionado como “embaixador” da emissora. Korra, de A Lenda de Korra, e de Schwoz Schwartz, de Henry Danger, também estão na lsita.