Bíblia em uma mão e fuzil na outra: quadrilha impõe religião em favela no Rio

Por causa da pandemia, a polícia está com as ações limitadas nas comunidades.

A quadrilha do traficante Álvaro Malaquias, apelidado por todos como Peixão, está conhecida por usar Bíblia e fuzil, fazendo pregações religiosas que acabam colocando a população contra a parede.

Peixão tem mais de 35 anotações criminais e o sujeito rapidamente tem expandido seus domínios no Rio de Janeiro, principalmente na região da zona norte da cidade. Essa quadrilha teve início na comunidade Parada de Lucas e rapidamente tomou controle de Vigário Geral.

Em pouco tempo também já comandava a Cidade Alta, Pica-Pau e, recentemente, conseguiu expulsar a facção rival da favela Cinco Bocas, por isso já comanda também esta região onde moram cerca de 130 mil pessoas.

Os criminosos batizaram esta região de Complexo de Israel e a estrela de Davi muitas vezes é vista sendo ostentada pelos traficantes, sendo que os moradores destas comunidades que seguem outra religião acabam até mesmo perseguidos.

A polícia confirmou que esta quadrilha estava sendo monitorada, só que o Supremo Tribunal Federal determinou que as operações nas comunidades seriam limitadas, ao menos durante a pandemia, por isso não é possível impedir que ela possa se expandir para outras comunidades.

Enquanto isso, as comunidades acabam sendo obrigadas a seguirem as determinações dos criminosos.

O sociólogo João Trajano deu uma entrevista ao Jornal da Band e explicou que a quadrilha usa símbolos religiosos e tem uma rotina de perseguição em relação aos praticantes de outras religiões, de modo especial as de origem afro.

Escrito por

Russel Morais

Aqui você encontra as últimas notícias sobre famosos, novelas, reality, televisão e muito mais. Tem sempre uma matéria nova para você conferir e ficar por dentro de tudo.