O Boletim Epidemiológico divulgado pela cidade de Leme, em São Paulo, confirmou a morte de um bebê de apenas 6 meses de idade pelo novo coronavírus. O bebê, apesar da idade, integrava o grupo de risco por sofrer de outras doenças.
De acordo com informações apuradas pelo portal UOL, o bebê estava internado no Hospital da Unimed de Araras. Apesar de não informar precisamente há quantos dias o bebê estava internado, a reportagem afirma que faziam dias.
O bebê sofria de algumas condições de saúde que foram agravadas pelo novo coronavírus, o que contribuiu para o resultado trágico da doença. Uma das principais comorbidades era uma cardiopatia congênita, uma anormalidade na estrutura do coração do paciente.
O Boletim epidemiológico confirmou o caso, mas omitiu algumas informações, como o nome da criança. A decisão visou preservar a identidade e privacidade da família neste momento de luto doloroso.
Ainda segundo informações do portal, o bebê desenvolveu um quadro de síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica. A síndrome está associada ao novo coronavírus e pode se desenvolver mesmo depois do organismo sobreviver a covid-19. Isto é, trata-se de um problema de saúde que pode se desenvolver como consequência da infecção.
A síndrome tem sido alvo de diversas autoridades médicas que pedem, dentre outras coisas, que o problema seja mais divulgado já que as crianças acabam sendo vistas como imunes ao vírus, por um número mais diminuto de casos graves nessa população.