Foi confirmado hoje (18), o óbito de um bebê de apenas um mês por infecção da covid-19. A criança estava internada há sete dias, de acordo com boletim médico. O caso foi registrado no Hospital Regional do Oeste e a criança faleceu no último dia 16.
Algumas informações foram preservadas, não se sabe se a pedido da família ou protocolo hospitalar. Por exemplo, não foi divulgado como a criança contraiu o vírus. Outro caso de covid-19 em criança também preocupa.
Outra criança, cujo a idade não foi divulgada, também esta internada em Chapecó. A estado de saúde da criança é considerado grave e ela, neste momento, respira com ajuda do respirador. O caso gera um grande alerta.
Para a cidade de Chapecó, os dois casos apontam na direção do colapso da saúde. O prefeito João Rodrigues já havia sinalizado que as coisas estavam saindo de controle, com mais de 150 moradores internados com covid-19.
O caso alerta porque crianças, em geral, acabam sendo negligenciadas pelos responsáveis pela ideia de que crianças não contraem o vírus, ou que não manifestam casos graves. Esses dados são falsos e crianças estão, sim, em risco com a doença.
Para se proteger da covid-19, os métodos são os que sempre são divulgados: higienização das mãos, alimentos, uso de máscaras e evitar participar de aglomerações, além de manter o distanciamento social o máximo possível. A doença é perigosa e pode matar.