No programa ‘Mais Você’, que foi ao ar nesta segunda-feira (1º), Ana Maria Braga se mostrou indignada com Lumena.
A psicóloga baiana é uma das participantes mais polêmicas do BBB21, a militância excessiva e muitas vezes agressiva fez com que Lumena se perdesse no jogo.
Ana Maria pecou ao usar a enganosa e falsa ideia de “racismo reverso”, para fazer duras críticas à Lumena, a apresentadora falava da forma que a baiana se referiu a branquitude de Carla Diaz.
A apresentadora mostrou o trecho com a fala de Lumena e questionou se ela tem culpa da sua branquitude? Este termo é usado para ressaltar a naturalização do branco como padrão.
“Não entendi esse negócio de branquitude. A gente tem culpa disso? Está acontecendo aí um reverso. Você tem que votar em alguém, não importa a cor. É um jogo, é feio isso”, afirmou Ana Maria.
Logo em seguida Ana Maria disse que o Brasil tem uma mistura maravilhosa que dá o “mulato”, este termo também tem uma conotação racista, refere-se ao animal “mula”, que é proveniente da junção de duas espécies.
Nas redes sociais as colocações de Ana Maria Braga foram duramente criticadas, é preciso ressaltar que racismo reverso não existe. Mesmo sendo uma pessoa polêmica Lumena não cometeu nenhum tipo de “preconceito reverso”, isso porque quem se beneficia da relação de poder perante a sociedade são os brancos.
Reconhecer todos os privilégios recebido durante séculos pela branquitude é um sinal de avanço na luta antirracista. Veja as reações nas redes sociais:
Ana Maria mandou um "racismo reverso" mesmo?
É 2021….
— dironizando (@disilvano_) March 1, 2021
Meu Deus do céu. Alguém explica branquitude pra Ana Maria e avisa que não existe racismo reverso 🥺
— 100% frustada (@aquelametida) March 1, 2021
Ana maria braga completando todo o bingo do branco ofendido: não pode chamar de branquitude, racismo reverso, cores não importam, todos temos raizes negras e o bom msm é a mistura. Vsf são nem 10h e eu tenho que ouvir uma desgraça dessas
— novo residente (@marcos_brbs) March 1, 2021
Gente, alguém explica para a Ana Maria o conceito de branquitude. Não é sobre um indivíduo, mas sobre um sistema de opressão. É muito delicado usar um espaço como esse para falar sobre racismo reverso.
A pauta é urgente e precisa ser tratada com o cuidado que merece. #BBB21— Renata Martins (@Recine12) March 1, 2021