Desde ontem (09), o sul da Bahia sofre com fortes chuvas em decorrência de um ciclone tropical. Mais de 20 cidades já declararam estado de emergência ou calamidade pública, gerando uma onda de solidariedade nas redes sociais.
Pela internet, moradores compartilham vídeos mostrando o desespero enfrentando. As fortes chuvas pegaram a todos de surpresa e muitos moradores assistiram, sem poder fazer nada, enquanto suas casas eram totalmente invadidas pelas águas.
Um dos vídeos mais compartilhados mostra exatamente essa cena: uma senhora assiste, totalmente impotente, enquanto a água invade sua casa. O vídeo foi compartilhado por uma das maiores personalidades da atualidade, o empresário Felipe Neto.
https://twitter.com/felipeneto/status/1469162346044182531
Ver essa foto no Instagram
TEMPO | Infra-estrutura dos dos locais mais atingidos pela enchente no Sul da Bahia foi severamente afetada. Governo estadual montou força-tarefa e governo federal anunciou ajuda.
👉🏽 Saiba mais em https://t.co/bDchpDFKST#SOSNovaAlegria #SOSitamaraju#SOSJucuruçu pic.twitter.com/EatYy7yOko
— MetSul.com (@metsul) December 9, 2021
Muita chuva no sul da Bahia já morreu 3 crianças vítima, de desabamentos que Deus tenha misericórdia de todas famílias🖤😪 pic.twitter.com/Tfzc5MAcxD
— Raphael Santana ⚘❣ (@Raphael00986546) December 8, 2021
Medeiros Neto, Teixeira de Freitas, Ribeira do Pombal, Ruy Barbosa, Marcionílio de Souza, Mundo Novo, Maragogipe, Teolândia, Mutuípe, Mucugê, Macarani, Jiquiriçá, Jaguaquara, Ibicuí, Itambé, Itabela, Iaçu, Itapetinga, Itarantim, Itacaré, Itaquara, Itaberaba, Ibicoara, Eunápolis, Encruzilhada, Camacan, Canavieiras, Baixa Grande, Amélia Rodrigues e Anagé declararam estado de emergência.
Porto Seguro, Jucuruçu e Itamaraju já declararam estado de calamidade pública. As redes sociais estão repletas de relatos e vídeos de pedido de socorro. Famílias inteiras estão desalojadas, depois de perderem suas casas.
O governo do estado afirma que é necessário esperar o volume de água baixar para que os danos sejam avaliados e o socorro seja enviado . Muitas cidades vão precisar de reconstrução quase completa de sua infraestrutura.
A quantidade de desabrigados ainda não foi confirmada, mas já foram confirmadas mortes em decorrência do ciclone tropical.