A avó materna da primeira-dama, esposa de Jair Bolsonaro, continua internada no 5º andar do Hospital de Santa Maria, com coronavírus. O seu estado de saúde continua grave, mesmo com o sistema cardíaco e neurológicos preservados, porém, o que preocupa é que mesmo com auxílio de aparelhos, o pulmão de dona Maria só apresenta 40% de oxigênio.
Dona Maria Aparecida Firmo, está recebendo todos os cuidados necessários, inclusive, os médicos estão tentando retirar, aos poucos, as drogas vasoativas, como a adrenalina e a dopamina, para saber como o coração dela vai reagir.
Internada, Maria está recebendo apenas a alimentação líquida, a qual é uma das alternativas mais utilizadas para a ingestão de nutrientes, onde o paciente não consegue se alimentar de forma convencional, pela boca. Maria de Fátima perdeu cerca de 78% da sua capacidade pulmonar, decorrente do vírus da Covid-19.
A avó de Michelle faz parte do grupo de risco da doença, tanto por sua idade, quanto pelas doenças crônicas. Maria tem 80 anos de idade, é hipertensa, cardíaca e tem hipotiroidismo. A idosa está tomando medicações para que seu quadro consiga ficar estável.
De acordo com a filha de Maria, a última vez que a mesma escutou a voz da mãe, ela estava bastante fraca, falando baixo e com dificuldade. A idosa foi entubada pela equipe médica do local, após ter uma piora no seu quadro clínico. Os profissionais até decidiram que ela usaria um suporte mecânico para a respiração.
Desmaio
A idosa foi encontrada pelos vizinhos desmaiada no meio da rua. Segundo os relatos de Maria, ela havia sentindo os sintomas da doença a cerca de 2 semanas antes, como a tosse seca, coriza e dor no abdômen.
No dia 3, em uma sexta-feira, ela recebeu o resultado de seus testes, onde confirmou que ela estava com o vírus da Covid-19. A idosa estava com insuficiência respiratória e teve que usar de início uma máscara não reinalante, a qual oferta até 95% de oxigênio ao paciente.