Hoje, o auxílio emergencial foi bloqueado para mais de 3 milhões de pessoas. O motivo da suspensão são as suspeitas de fraude nos cadastros do benefício.
Conforme informações da Caixa Econômica, o beneficiário que teve a conta digital pela qual recebe seu benefício suspensa deverá se dirigir até uma agência da Caixa e comprovar sua identidade.
Pedro Guimarães, atual presidente da instituição, afirmou que grande parte dos acessos bloqueados foram provavelmente abertos por hackers.
O presidente da Caixa disse, em outras palavras, que muitas contas que foram suspensas foram enviadas por hackers, porém algumas infelizmente são de pessoas honestas as quais foram penalizadas.
O número de contas bloqueadas foi divulgado pela Caixa e é o equivalente a 5% de 65,2 milhões de cadastrados no benefício, conforme dito por Pedro. O que se refere a 3,26 milhões de contas.
Foi garantindo pelo presidente da Caixa que todo aquele que se dirigir e comprovar sua identidade, terá sua conta rapidamente liberada.
Guimarães também afirmou que todas as contas bloqueadas, sem exceção, foram suspendidas por suspeita de fraude.
Pedro lamenta pelo ocorrido, mas afirma que é a única maneira encontrada para evitar que tais contas continuem recebendo o dinheiro erradamente.
Toda irregularidade já está sendo investigada pela Polícia Federal. Conforme dito pelo presidente da Caixa, ainda não existe uma novidade quanto a isso, porém os responsáveis já foram encontrados e punidos, e, em breve, notícias atualizadas estão por vir.
Uma nota publicada pela Caixa conta que o aplicativo da instituição contém inúmeros mecanismos de segurança.
Sendo assim, foi observado um baixo percentual de fraudes, até porque o app utiliza informações e documentos próprios para cadastro. Dessa forma, é recomendado enviar documentos somente para aplicativos oficiais da Caixa e jamais para outros apps.
Na nota também foi informado que o Banco regularmente monitora as contas bancárias de cada usuário e, em caso de suspeita, o bloqueio preventivo é acionado automaticamente.
Conforme a recomendação diz, todo usuário que receber “Procure uma agência da Caixa com seu documento de identidade para regularizar seu cadastro” em seu acompanhamento do auxílio, deve se orientar com o que foi dito nesta matéria.