O Auxílio Emergencial foi um dos benefícios surgidos em meio a pandemia do coronavírus. Devido a pandemia ter afetado uma boa parte da renda dos brasileiros, o Governo Federal forneceu o benefício. Mais de 5 milhões de brasileiros tiveram acesso ao dinheiro.
Primeiramente, o programa tinha previsão de durar apenas três meses, mas acabou sendo estendido até o final do ano de 2020.
Com isso, existe uma grande expectativa por parte da população brasileira para saber se o benefício se estenderá para o ano de 2021. E apesar de por diversas vezes o atual Governo e sua equipe econômica ter sinalizado que isto não seria mais possível, devido ao acúmulo de dívidas, são diversos os políticos que não concordam com essa posição e desejam prorrogar o benefício mais uma vez e estender para este ano.
Diante disso, o deputado Chiquinho Brazão (Avante-RJ), propôs um projeto que prorrogaria o benefício até abril deste ano. O valor das parcelas seria de 600 reais.
Ele declara que a prorrogação é necessária, visto que o benefício auxiliou diversas famílias brasileiras e diminuiu a pobreza, mesmo que de forma temporária. Além disso, ele destaca que existiu um impacto positivo na economia, com uma grande arrecadação por parte dos Estados, municípios e pequenos comércios locais.
O projeto foi protocolado pela Câmara dos Deputados. Para que entre em vigor, é necessária uma grande aprovação por parte da maioria dos políticos.